Glossário




Acalcúlia
Distúrbio da aprendizagem ou da fala, caracterizada pela incapacidade de efectuar operações aritméticas simples.
Classificação:
Acalculia espacial: Conhece os números e os factos aritméticos, mas não é capaz de organizar espacialmente um operação, pelo que erra os cálculos.
Acalculia afásica: Incapacidade de ler ou escrevê-los por ditado.
 
Acromatopsia
Incapacidade, congénita ou adquirida, de distinguir cores.
Caracteriza-se pela perda parcial ou completa da visão de cores.
É o resultado da não percepção das três cores fundamentais: (vermelho, verde e azul).
As cores claras dão uma impressão de branco ou pardo; as cores escuras dão uma impressão de cinzento escuro ou preto.
 
Adenomia
É definida como a perda do comportamento de busca do prazer e a perda da sensibilidade ao prazer em actos que naturalmente a proporcionam
Esta privação pode abranger tanto a perda do interesse pela alimentação e pela actividade sexual, como por outras actividades físicas e relações sociais que proporcionam prazer.
Pode resultar de uma lesão no sistema pré-frontal-límbico, ou surgir no âmbito da psicopatologia.
 
Agnósia
Caracterizada pela deterioração da capacidade de reconhecimento ou identificação de objectos, mantendo-se a função sensorial intacta. Um indivíduo pode manter a acuidade visual normal e não ter capacidade de reconhecer uma caneta, familiares ou a sua própria imagem no espelho.
Classificação:
Agnosia de objectos:Agnosia visual em que há incapacidade de descrever um objecto, de indicar a sua utilização e de juntar objectos idênticos. Somente com a p alpação este é reconhecido.
Agnosia espacial: Agnosia visual em que há a incapacidade de se orientar no espaço, de avaliar corretamente a localização de objectos, a distância deles e entre eles, e dos seus relevos.
Agnosia de imagens: Agnosia visual em que há incapacidade de denominar imagens, de descrevê-las e de juntar imagens idênticas.
Agnosia simultânea: Agnosia visual em que há incapacidade de reconhecer um objecto ou imagem como um todo, embora todas suas partes possam ser reconhecidas isoladamente. Há incapacidade de ver mais de um aspecto de uma imagem de uma única vez e não se consegue ligar um aspecto ao outro.
Agnosia aperceptiva: Agnosia em que há incapacidade de reconhecer a forma e propriedades elementares do objecto. Os pacientes não conseguem copiar uma imagem e não a reconhecem.
agnosia social-emocional: Agnosia em que há incapacidade de reconhecer nuances sócio-emocionais transmitidas através de voz, gestos ou expressão facial (no último caso, é por vezes considerada na literatura prosopagnosia). Além de causada por lesões cerebrais, como nas amígdalas ou em regiões temporais, é relacionada ao autismo infantil e à esquizofrenia.
Apsicognosia: Agnosia descrita na escola francesa para certos casos de alcoolismo crónico, caracterizada por perda insidiosa de reconhecimento do estado mórbido, da auto-estima , da capacidade de se auto-avaliar em relação aos outros e de se julgar.
Estereoagnosia (ou aestereognosia): Agnosia em que há incapacidade de reconhecer a forma e as qualidades físicas (peso, textura, temperatura, consistência) através do tato.
Autotopagnosia (agnosia da imagem corporal ou somatotopagnosia): Agnosia espacial corporal, com transtorno do esquema corporal. Incapacidade de reconhecer ou localizar partes do próprio corpo, bem como a incapacidade de relacioná-las umas com as outras e com o corpo em geral.
Agnosia associativa: Agnosia em que chegam a ser percebidas classes de objectos, cenas visuais ou sons bem discriminados, mas não identificados. Os pacientes conseguem copiar uma imagem, sem reconhecê-la.
Anosognósia: É uma perturbação grave na qual o utente nega a existência de uma paralisia. Normalmente é o lóbulo parietal do lado dominante que está afectado.
 
Agrafia
Incapacidade adquirida total ou parcial de produzir linguagem escrita causada por lesão cerebral.
Classificação:
Agrafia Pura: Não se acompanha de outras alterações de linguagem.
Agrafia afásica: Alteração que acompanha muitos dos quadros afásicos.
Agrafia com Alexia: Associada ao defeito de leitura.
Agrafia Apráxica: Dificuldade em efectuar a sequenciação gestual necessária à escrita e à manipulação dos instrumentos.
Agrafia Espacial: Dificuldade em escrever numa ordem correcta, colocando palavras em cima de palavras. Ocorre na sequência de uma lesão hemisférica direita, em que a pessoa não escreve na metade esquerda da folha de papel porque não a percepciona.
 
Agramatismo
Incapacidade de pronunciar palavras com o seu significado correcto. O Agramatismo é uma evolução frequente da Afasia de Broca e reflecte uma importante redução da linguagem.
A utilização prevalente de substantivos, juntamente com o emprego sistemático de verbos no infinitivo e a supressão de pequenos instrumentos de linguagem (artigos, preposições...)
Linguagem primitiva ou de um estilo telegráfico, com uma linguagem económica, reduzida, concreta, pobre, sem flexibilidade e sem possibilidade de abstracção.
 
Alexia
É uma desordem da leitura adquirida.
Ocorre quando existe uma lesão no hemisfério esquerdo do cérebro (lobo parietal e occipital).
Classificação:
Periférica: Defeito da percepção ou da descodificação dos estímulos visuais (manuscrita), as outras funções da linguagem podem estar intactas;
Central (linguística): é uma quebra no significado habitual, as outras funções da linguagem estão também afectadas.
Alexia Agnósia
Caracterizada pela dissolução das actividades perceptivas visuais, estando as actividades psicolinguísticas respeitadas.
Corresponde a uma dificuldade maior para a identificação das palavras do que para a identificação das letras isoladas (dificuldade na leitura). Tem como causa uma lesão occipital de etiologia vascular.
 
Amnésia
Perda da memória, parcial ou completa.
Pode ser um deficit isolado ou um componente de uma disfunção cognitiva global.
Classificação:
Amnésia retrógrada: incapacidade de relembrar experiências que ocorreram antes do início da amnésia.
Amnésia anterógrada: incapacidade de armazenar, reter e relembrar conhecimentos recém-adquiridos. (pós-traumática).
Amnésia global transitória: síndrome de perda aguda da memória que tende a ocorrer na meia-idade ou em pacientes idosos com doença ateroscletórica.
Amnésia psicogénica: perda isolada ou desproporcional das recordações (inclusive do próprio nome).
Síndrome amnésico alcoólico de Korsakoff: ocorre no alcoolismo crónico e em estados de desnutrição. Pensa-se ser causado pela deficiência de tiamina.
Amnésia global: amnésia típica da doença de Alzheimer.
Amnésia pós-hipnótica: ocorre na sequência da hipnose.
 
Amúsia
Incapacidade de produzir ou apreciar sons musicais.
É uma lesão na Área de Wernicke do hemisfério cerebral não – dominante podendo ser considerada um tipo de disfasia.
Classificação:
Amusia motora: incapacidade de produzir sons musicais.
Amusia sensitiva: Incapacidade de apreciar sons musicais.
Amusia vocal: Incapacidade de cantar.
 
Anaritmetia
Desconhecimento dos procedimentos das operações aritméticas (Por ex: faz uma multiplicação com as regras da soma).
 
Anosmia
Perda Total do sentido do Olfacto.
 
Apraxia
É uma desordem neurológica que se caracteriza por uma perda de habilidade para executar movimentos e gestos precisos.
Classificação:
Construcional: Compreende instruções, mas é incapaz de as executar, por exemplo: copiar um desenho
Ideativa: Distracção extrema e falta de objectivo
Ideomotora: Incapacidade de realizar ideias, não melhorando com a presença do objecto nem com a imitação, é como se todos os esquemas de programação motora estivessem perdidos
Buco-facial (Verbal ou da fala): Diminuição da capacidade de controlar o posicionamento e sequência dos músculos da fala e seus movimentos, resultando em formação incorrecta de sons
Marcha: Impossibilidade de realizar movimentos necessários para andar
Assimbolia para os sinais aritméticos
Incapacidade de reconhecer os sinais de somar, subtrair, multiplicar, etc.
 
Bradilalia
Consiste numa diminuição da velocidade de expressão, como resultado da lentificação dos processos psíquicos e do curso do pensamento, associa-se muitas vezes a um empobrecimento do discurso. Observa-se no parkinsonismo pós-encefalítico, e casos de epilepsia pós-traumática.
 
Cacosmia
Percepção de maus odores
Sensação frequente ou constante de odor desagradável, de causas fisiológicas ou por alucinações sensórias .
Pode ser causada por tumores cerebrais levando a alucinações olfactivas.
Nos neuróticos pode se exacerbar e provocar fobias.
 
Disartria
As disartrias são provocadas por patologia motora dos sistemas nervoso central ou periférico, determinando a diminuição da força ou paralisia, descoordenação ou alteração do tónus da musculatura envolvida na fala.
Classificação:
Disartria flácida: é determinada pela parésia ou paralisia dos músculos utilizados para a articulação das palavras. Existe uma hipernasalidade (voz nasalada) devido à imobilidade do palato. O som da fala é rouco e pouco claro e de fraca intensidade. O carácter indiferenciado da fala resulta da paresia ou paralisia da musculatura da língua. A produção das consoantes é imprecisa, principalmente as vibrantes com o “r”. A inspiração é audível e a voz é aspirada, pouco límpida.
Disartria espástica: existe uma redução difusa, diminuição da força ou mesmo ausência dos movimentos da fala. A articulação é errante, o tom de voz é baixo e a voz é áspera e abafada.
Disartria atáxica: caracteriza-se por falhas no tempo, velocidade, amplitude e força dos músculos do tracto vocal. Algumas das palavras e das sílabas são emitidas com demasiada força e outras não são audíveis, dado que a pessoa já esgotou a reserva de ar. Pode existir repetição de sílabas. A enunciação não é precisa, a voz é monótona, o débito do discurso é lento, os padrões respiratório e do discurso não estão coordenados.
Disartria hipocinética: existe um relentamento dos movimentos de articulação. A amplitude, direcção e a força de contracção muscular estão limitadas, tornando o discurso abafado e pouco claro, sendo também monótono mas de intensidade mantida.
Disartria hipercinética - é caracterizada por movimentos rápidos, irregulares, aleatórios e sem um padrão definido. Existem variações súbitas de intensidade e hipernasalidade rítmica, como um “discurso aos soluços”.
Disartria mista: podem coexistir na mesma pessoa dois ou mais tipos de disartria dos atrás descritos.
 
Discinesia
Alteração / perturbação dos movimentos voluntários.
Discinesia tardia é uma síndrome extrapiramidal induzida por neurolépticos, caracterizada por movimentos involuntários, anormais e repetitivos localizados principalmente na região orofacial, tronco e extremidades dos membros inferiores e superiores.
 
Disfagia
É definida como dor à deglutição ou alteração da deglutição com sensação de compressão ou dor retroesternal ou epigástrica. Podem ter como causas: lesões no sistema nervoso central, sistema nervoso periférico, doenças motoras, desordens musculo esqueléticas ou lesões nas estruturas locais
 
Disfonia
Distúrbio na comunicação na qual a voz deixa de ser produzida de maneira fluente e clara e que pode impedir a comunicação e a transmissão da mensagem.
Pode ser devida a alterações nas cordas vocais, consequência de uma respiração defeituosa podendo ter causa neurológica (Lesão no Lobo frontal área motora primária, ou nos pares cranianos).
 
Disgrafia
Alteração da escrita normalmente associada a problemas perceptivos-motores.
Perturbação na componente motora do acto de escrever, que provoca compressão e cansaço muscular, responsáveis por uma caligrafia deficiente, com letras pouco diferenciadas, mal elaboradas e mal proporcionadas.
É nalguns casos concomitante com a dislexia, é difícil determinar as suas causas, embora se possam definir três grandes grupos:
· Alteração neurológica que incida no desenvolvimento e coordenação psicomotora;
· Problemas relacionados com a lateralidade, associados ou não a outros de tipo perceptivo, nomeadamente os visuo-espaciais;
· Componente emocional que pode favorecer alterações na escrita, sendo resultado de problemas afectivos. (Baroja, 1989).
 
Dislexia
Uma síndrome estudada no âmbito da Dislexiologia, sendo considerada como um defeito de aprendizagem da leitura caracterizado por dificuldades na correspondência entre símbolos gráficos, às vezes mal reconhecidos, e fonemas muitas vezes, mal identificados.
 
Esquizofasia
Designa uma profunda alteração da expressão verbal, observada em alguns esquizofrénicos paranóides, em resultado da qual a linguagem se torna confusa e incoerente, sem que existam alterações graves do pensamento.
A linguagem apresenta-se como uma salada de palavras, em que o doente emprega neologismos e palavras conhecidas com sentido desfigurado, tornando o discurso inteiramente incompreensível.
 
Ecolalia
Ecolalia é a repetição, como um eco, das últimas palavras, sílabas, parte das palavras ou frases que chegam ao ouvido da pessoa. Em condições patológicas, observa-se nos catatónicos. A pessoa repete como um eco não só as palavras que lhes são dirigidas, como partes de uma frase que escutam ao acaso.
É um fenómeno quase que automático, involuntário, realizado sem planeamento ou controle.
 
Fantosmia
Alucinações olfactivas, ausência de estímulo odorífero, descrições de sentir um cheiro que mais ninguém sente, intermitente ou constante;
Odores geralmente descritos com fétidos (ovos podres, fezes);
Pode ocorrer associada abstinência alcoólica, ou em outros contextos (doença psiquiátrica).
 
Hemianópsia
Perda parcial ou completa da visão em uma das metades do campo visual de um ou ambos os olhos.
Classificação:
Hemianópsia bitemporal: perda bilateral de visão dos campos temporais.
Hemianópsia nasal direita: ocorre em um dos olhos à esquerda ou à direita da linha média do campo visual.
Hemianópsia homónima direita: afecta igualmente ambos os olhos, ocorre à direita da linha média do campo visual.
Hemianópsia homónima esquerda: afecta igualmente ambos os olhos, ocorre à esquerda da linha média do campo visual.
Hemianópsia altidunal superior ou inferior: defeito visual acima ou abaixo do meridiano horizontal do campo visual.
 
Heterosmia
Incapacidade de reconhecer determinados odores ou a dificuldade de distinguir entre determinados odores.

Hiperhidrose
Aumento significativo da produção de suor, consequência do aumento significativo da temperatura ambiental, alterações endócrinas ou ainda alterações nervosas, tais como preocupações e/ou ansiedade. Temos como exemplos mais relevantes, hiperhidrose da cara e couro cabeludo, hiperhidrose das mãos, hiperhidrose plantar e axilar.
 
Jargonofasia
Uma forma de afasia de Wernike (afasia receptiva, central ou sensorial) caracterizada pela fala em que a sintaxe parece normal, mas o seu conteúdo não faz sentido.
É uma linguagem constituída de parafasias verbais e literais, frequentemente associado a uma dificuldade sintáxica (dissintaxia), há uma utilização defeituosa da organização gramatical: ex.: "o amigo onde passei as férias".
 
Logorreia
Consiste num discurso incoercível e interminável que surge em estados maníacos e esquizofrénicos e pode atingir o estado de pensamentos ideo fugitivos (fuga de ideias). Pode também apresentar-se como uma repetição estereotipada de palavras ou sentenças absurdas, encontrada nos casos de esquizofrênicos crónicos, sendo bastante rara. Pode, uma vez instalada, prosseguir incessantemente por muitos dias.
A logorréia é comum em todos os casos de excitação psicomotora, principalmente nos estados maníacos e hipomaníacos, na embriaguez alcoólica.

Miomectomia por Laparotomia

Esta intervenção consiste na remoção do fibromioma ou fibromiomas uterinos conservando o útero. Ela permite, pois, conservar a possibilidade de uma gravidez ulterior.
A intervenção é efectuada sob anestesia geral ou loco-regional e através de abertura da parede do abdómen, geralmente horizontal, por vezes vertical, entre o púbis e o umbigo. É assim possível ter acesso ao útero, o que permite fazer a incisão da parede do útero, a remoção do ou dos fibromiomas e o encerramento da parede do útero.
A operação é, por vezes, precedida de um tratamento médico destinado a reduzir o volume dos fibromiomas e o risco de hemorragia durante a intervenção. 

RISCOS
Os riscos que a seguir se descrevem são os mais comuns. Como em qualquer intervenção cirúrgica podem surgir complicações inesperadas (anestésicas, de alergia a fármacos ou cirúrgicas). Apesar de tomadas todas as precauções conformes com as normas actuais de boa prática clínica, é impossível assegurar que elas não ocorrerão, com gravidade variável e que, em situações absolutamente excepcionais, poderão mesmo colocar em risco a vida de quem é operado.

A miomectomia tem os seguintes riscos gerais, comuns a outras intervenções ginecológicas:
• Nas primeiras 24 horas ocorrem muitas vezes dores que necessitam de tratamento analgésico adequado.
• Pode surgir uma infecção urinária, geralmente sem gravidade, que requeira terapêutica com antibiótico.
• Pode ocorrer infecção da cicatriz abdominal, por vezes com febre e dor local, que pode necessitar de antibiótico e eventual drenagem.
• Durante a cirurgia podem suceder, em circunstâncias muito excepcionais, lesões de órgãos da vizinhança do útero - intestinos, bexiga ou ureteros, vasos sanguíneos – que necessitem de reparação cirúrgica.
• Em situações muito raras, pode ocorrer uma flebotrombose (formação de um coágulo numa veia das pernas) que, em condições excepcionais, poderá dar origem a uma embolia pulmonar, resultando dificuldade respiratória que pode ser grave ou muito grave. Sempre que se considera adequado, é feita medicação preventiva.
• Excepcionalmente, podem manifestar-se hemorragia ou infecção grave nos dias após a intervenção que obriguem a nova operação.
A miomectomia tem os seguintes riscos específicos e limitações:
• Pode ocorrer uma hemorragia da abertura da parede do útero cuja gravidade obrigue a fazer transfusões de sangue. Em casos excepcionais, esta hemorragia pode ameaçar a vida da doente e não ser controlável senão com a remoção de todo o útero.
• Em situações de risco excessivo para os órgãos vizinhos do útero pode não ser possível a remoção da totalidade dos fibromiomas.
• É necessário respeitar um período de cicatrização do útero antes de uma eventual gravidez.
• A cicatriz da intervenção sobre o útero poderá representar uma zona de fragilidade e obrigar a cesariana.

Alguns dos riscos acima referidos são mais frequentes em mulheres que fumam, têm excesso de peso, diabetes ou hipertensão arterial, doença cardíaca prévia ou outras doenças crónicas.

Se já realizou cirurgias pélvicas anteriormente os riscos de complicações operatórias são maiores.
 
Mussitação
Alteração da linguagem oral de natureza funcional originando uma expressão da linguagem em voz muito baixa. Manifesta-se frequentemente por movimentos dos lábios de maneira automática , produzindo murmúrio ou som confuso.
 
Neglect
Incapacidade em atender, explorar e responder a estímulos presentes no hemiespaço ou no hemicorpo contralateral.
Classificação (Espaço afectado):
Espaço pessoal (afectando a pesquisa do hemicorpo contralateral);
Espaço mental (neglect representacional – afectando a metade esquerda das representações mentais);
Espaço circundante (afectando a pesquisa do hemiespaço esquerdo).
Classificação (Modalidade afectada): Visual, Táctil, Auditivo e motor.
 
Parafasia
Forma de afasia – Consiste na substituição da palavra-alvo por uma palavra errónea dentro do mesmo campo semântico, ou seja, uma construção equivocada com tentativa de aproximação da construção correcta.
Classificação:
Parafasia semântica – perturbação do processo semântico cognitivo, com provável falha no processo de selecção linguística. Ex: caneta em vez de lápis ou auscultador em vez de estetoscópio.
Parafasia fonológica - se o doente diz uma palavra que se aproxima da resposta certa mas foneticamente errada. Ex: grapis em vez de lápis.
 
Parosmia
Distorções Subjectivas da percepção olfactiva, na presença do estímulo odorífero;
Percepção de que o cheiro tem um carácter diferente do habitual, quase sempre desagradável.
 
Prosopagnosia
Tipo de agnosia visual em que a pessoa deixa de reconhecer rostos familiares ou de aprender a conhecer novos rostos.
Em casos extremos a pessoa deixa de reconhecer o seu próprio rosto.
Área neurológica responsável pelo reconhecimento de faces encontra-se na circunvolução fusiforme (superfície ventral do lobo temporal), chamada área fusiforme da face.
 
Verbigeração
Consiste na repetição de palavras por vezes imperceptíveis ou mal organizadas que surgem em simultâneo com um aumento do débito do discurso.
Esta repetição incessante pode durar dias, semanas e até meses, com um tom de voz monótono, declamatório ou patético. É observada nos estados demenciais, em psicoses confusionais e na esquizofrenia, especialmente na forma catatónica.