Ensino Clínico VIII




No âmbito do Ensino Clínico VIII (Médico-Cirúrgica) no serviço de Urgência Geral do Hospital Cândido Figueiredo - Tondela, inserido no plano de estudos do quarto ano de Licenciatura em Enfermagem foi proposta a elaboração de um projecto de actividades a desenvolver no período de 30 de Maio de 2005 a 15 de Julho de 2005 (7 semanas).
Com este projecto de estágio pretende-se uma melhor estruturação e organização das actividades a desenvolver.
Assim pretende-mos:
ü  Delinear metas a atingir na prestação de cuidados de enfermagem no doente urgente / emergente de acordo com os nossos objectivos de estágio;
ü  Aperfeiçoar as nossas capacidades de planeamento, execução e avaliação dos cuidados de enfermagem em situações de urgência / emergência;
ü  Facilitar o nosso projecto de aprendizagem e realização pessoal;
ü  Facilitar a nossa integração no campo de estágio;
ü  Dar a conhecer ao enfermeiro responsável alguns indicadores que facilitem a sua colaboração na orientação, supervisão e avaliação;

 


2 – Objectivos gerais do ensino clínico

         Os objectivos de qualquer actividade são todos aqueles que devem estar presentes, independentemente do local onde estejamos a intervir. São estes que orientam a na nossa prática e permitem que alcancemos o pretendido, orientando a evolução do desempenho de qualquer aluno de enfermagem enquanto futuro profissional de saúde (neste caso), sendo porém fundamentais em qualquer situação.
Os objectivos gerais traçados para este ensino clínico são: 
  • Prestar cuidados de Enfermagem ao utente com afecções médico-cirúrgicas em situações de urgência / emergência;
  • Prestar cuidados de enfermagem tendo em vista uma visão holística do doente e integrados numa equipa multidisciplinar
  • Partilhar experiências constituindo o serviço como um espaço de formação e de interligação entre os momentos teóricos e práticos;
  • Reflectir os cuidados prestados de forma a criar motivação para a mudança;
  • Participar em actividade de formação tendo em vista a melhoria dos cuidados de Enfermagem;



2.1 - OBJECTIVOS ESPECIFÍCOS E ACTIVIDADES A DESENVOLVER

ü  Rever conhecimentos teóricos.
  • Estudo de determinadas patologias e formas de actuação em situações específicas;
  • Desenvolvimento de competência técnica e científica;
  • Complemento de conhecimentos adquiridos na teoria em experiências vivenciadas no decorrer do ensino clínico


ü  1. Conhecer a estrutura física e organizacional do serviço de urgência (recursos humanos e físicos):
  • Reunião informal com o Enf. Chefe do Serviço para conhecimento da dinâmica do serviço e metodologia de trabalho;
  • Realizar uma visita guiada com vista ao conhecimento da estrutura física do serviço;
  • Conhecer gradualmente a organização e funcionamento do serviço;
  • Conhecer instalações, provisão técnica, recursos materiais e humanos, presentes no serviço;
  • Revisão de conhecimentos leccionados para conhecimento dos protocolos de actuação, materiais utilizados nas técnicas específicas e conhecimento da organização do processo de Enfermagem do Serviço;
  • Identificar e localizar o material bem como o equipamento necessário à prestação de cuidados;
  • Conhecer a metodologia de trabalho do serviço de urgência; 

ü 2. Conseguir uma adequada integração na equipa multidisciplinar, principalmente na equipa de enfermagem do Serviço de urgência:
·         Conhecimento da constituição da equipa;
·         Apresentação à equipa do serviço;
·         Estabelecer uma comunicação clara com os diversos elementos;
·         Dialogo informal com os elementos da equipa para facilitar a integração.
·         Colaboração com a equipa de enfermagem na prestação de cuidados.
·         Colaboração com outros técnicos de saúde.
·         Conhecimento do funcionamento dos vários equipamentos de monitorização, preparação e administração de terapêutica, assim o local dos materiais mais utiliza;
  • Adquirir conhecimentos para avaliar as situações e, em situação de dúvida, pedir apoio e esclarecimento de profissionais do serviço;
§  Demonstrar disponibilidade e interesse na realização de tarefas;
§  Demonstrar espírito de iniciativa nas actividades propostas.

ü 3 Demonstrar qualidades humanas e competências profissionais como também atitudes básicas.
  • Saber ser e saber estar;
  • Ser pontual e assíduo;
  • Ter uma apresentação cuidada;
  • Comunicar de forma clara e objectiva;
  • Demonstrar sentido crítico;
  • Demonstrar disponibilidade e interesse na aprendizagem e receptividade aos ensinamentos dados por parte da equipa;
  • Demonstrar sentido de organização e de responsabilidade.

ü Desenvolver qualidades técnicas e demonstrar segurança na realização dos procedimentos técnicos (ex: algaliação, entubação nasogástrica, colocação de cateteres venosos, … )  
§  Ter presente todos os procedimentos leccionados nas aulas;
  • Demonstrar disponibilidade e interesse na aprendizagem e receptividade aos ensinamentos dados por parte da equipa;
  • Demonstrar sentido de organização, de iniciativa e de responsabilidade;
  • Demonstrar sentido crítico.

ü  Planear e prestar cuidados de enfermagem ao utente de acordo com as necessidades afectadas
·         Registo cronológico dos problemas detectados e dos cuidados prestados;
·         Transmissão da informação colhida;
  • Realização da colheita de dados,
  • Identificação das necessidades humanas básicas afectadas, através de uma avaliação sumária do utente;
  • Planeamento dos cuidados de enfermagem a prestar ao utente, estabelecendo prioridades de acção;
  • Prestação de cuidados individualizados, tendo em vista os princípios teóricos;
  • Avaliação dos cuidados prestados, observando a evolução do utente.

ü   Colaborar na realização de exames complementares de diagnóstico, tratar dos procedimentos de internamento / transferência e preparação da alta:
  • Preparação do utente, explicando os procedimentos a realizar, pedindo o seu consentimento e colaboração;
  • Preparação do material necessário à realização dos exames;
  • Colaboração com o médico na sua realização;
  • Preparação do doente para internamento / transferência;
  • Encaminhamento do utente para Centros de Cuidados de Saúde na necessidade de cuidados Primários ou Terciários, caso necessário;
  • Elaboração da Carta de Enfermagem;
  • Efectuar os ensinos à situação.




3 - Considerações finais

Muitas são as capacidades exigidas aos enfermeiros Além dos conhecimentos técnicos e científicos, é imprescindível que privilegiem e procurem desenvolver permanentemente as suas capacidades de comunicação e de relacionamento, dado que o sucesso das suas intervenções depende, em grande parte, da empatia que conseguem criar com os destinatários dos seus cuidados: é muito importante que saibam ouvi-los atentamente e que lhes consigam dar indicações claras e adaptadas ao seu nível sócio-cultural, criando a confiança e a participação activa do indivíduo, família, grupos ou comunidade.
Essas capacidades são também importantes no contacto com os familiares dos pacientes e com os profissionais de saúde com os quais é habitual trabalharem. Por outro lado, devem desenvolver competências que os ajudem a contactar quotidianamente com situações físicas e psicológicas de sofrimento e de crise, assim como a lidarem com doentes em situação de doença grave, crónica e em fase terminal. Estas situações implicam um desgaste físico e psicológico e exigem ao enfermeiro capacidades e conhecimentos diversos, de modo a darem respostas personalizadas a cada doente e a dispensarem a observação, a atenção e o diálogo de que necessitam. Os enfermeiros devem ser, ainda, atentos, observadores e capazes de agir com iniciativa, tomando decisões prontas e adequadas perante as situações.
A capacidade de trabalhar em grupo de uma forma eficiente é também importante, pois muitas das actividades destes profissionais são desenvolvidas em equipa, quer com outros enfermeiros, quer com médicos, assistentes sociais, terapeutas, psicólogos e auxiliares de acção médica. Àqueles que desempenham funções de chefia ou de gestão é exigida a capacidade de aceitar outros níveis de responsabilidade, nomeadamente supervisionar e gerir recursos humanos, materiais e financeiros.
Ainda a acentuada utilização da informática, a crescente complexidade e sofisticação das tecnologias utilizadas na área da saúde (sobretudo no âmbito hospitalar) e o no quotidiano destes profissionais
            No decorrer da realização deste estágio esperemos vir a conseguir atingir e a desenvolver técnicas / aptidões que nos propomos. Para nos ajudar a desenvolver as mesmas vamos efectuar para além de uma reflexão diária e permuta de experiências, uma reflexão escrita semanal na qual iremos abordar os nossos medos e receios, as dificuldades sentidas, as experiências vividas, etc.., sempre com base nos objectivos por nós traçados.