Higiene Oral

Os hábitos criam-se muito cedo. E lavar os dentes não é exceção. Se as crianças forem ensinadas a lavar os dentes logo desde cedo, há fortes probabilidades de o fazerem toda a vida.

            Nada mais normal: para se calar uma criança dá-se-lhe um rebuçado, uma bolachinha ou então “mergulha-se” a chucha em mel ou açúcar. Por enquanto, ela não chora e, se voltar à birra, então reforça-se a dose. “ Não faz mal” ou “É só uma vez por outra” são algumas das expressões mais ouvidas da boca dos pais ao referirem-se a esta prática.

O problema é que, lentamente, isso torna-se um hábito e a pouco e pouco os dentes vão “sofrendo” com as doses excessivas de açúcar. O resultado é óbvio: cáries, consultas ao dentista, dores, etc. É por isso que se torna extremamente importante começar a falar em higiene oral ás crianças no sentido de conseguir que as crianças adquiram o hábito da higiene oral.

            É importante reter também que tão importante como uma boa escovagem é a condução de flúor para os dentes, que vai ajudar as crianças a protegerem-se das cáries. Aqui, o importante é que a escovagem comece por ser uma brincadeira e se torna um hábito. Só assim se perpetuará pela vida fora.




2 - Dentição infantil

            A nossa boca é a porta d entrada para os alimentos que comemos. Cada uma das suas partes realiza uma tarefa específica:
-          Os dentes mordem, mastigam e trituram os alimentos.
-          A língua desloca os alimentos de um lado para o outro, de forma a que estes fiquem ao alcance dos dentes e empurra-os, depois de mastigados para o fundo da boca para serem engolidos.
Os dentes das crianças começam a formar-se antes do nascimento. Logo após os 5 meses, os dentes de leite, começam a romper por entre as gengivas, os primeiros são os incisivos centrais inferiores, logo seguidos pelos incisivos centrais superiores. Apesar de todos os 20 primeiros aparecerem geralmente até aos primeiros 3 anos de idade, o ritmo e ordem de rompimento variam.
A higiene oral deve começar logo após o nascimento da criança. As gengivas devem ser limpas após a alimentação. Podem-se começar a escovar os dentes das crianças assim que eles apareçam.
A dentição adulta deverá aparecer por volta dos 6 anos de idade, começando com os primeiros molares e os incisivos centrais inferiores. Este processo continua até aproximadamente aos 21 anos de idade.
Os adultos possuem 28 dentes permanentes, ou até 32 incluindo os terceiros molares (ou dentes do siso).
Portanto, a dentição definitiva é constituída por 32 dentes:
- 8 incisivos (cortam alimentos)
- 4 caninos (rasgam alimentos)
- 8 pré-molares                 (moem os alimentos)
- 12 molares




3 - Regras de ouro para uma boa dentição:

A nossa boca é muito importante e temos a obrigação de cuidar bem dela por isso, devemos ser sempre amigos dos nossos dentes.
Se cuidarmos diariamente dos nossos dentes podemos conservá-los toda a vida fortes e saudáveis.


3.1 – Higiene

Se não possuirmos uma higiene adequada poderemos desenvolver a cárie dentária.
Quando comemos o açúcar e não escovamos os dentes adequadamente, forma-se uma placa invisível sobre eles que é chamada placa bacteriana que com o tempo endurece e forma o tártaro. Este açúcar serve de alimento para as bactérias que vivem na nossa boca, servindo assim para a produção de ácidos que irão atacar a superfície dos dentes formando a cárie.
            A placa bacteriana mais o tártaro fazem com que a gengiva fique inflamada e/ou infeccionada, tornando-se vermelha, dolorida, com mau cheiro e sangrante quando escovamos os dentes ou passamos fio dental.
            Isto tudo é provocado pela falta de escovagem e não uso de fio dental.


Para evitarmos isto devemos :

-          Observar os dentes todos os dias;
-          Escovar os dentes após as refeições;
-          Lavar os dentes devagar, bem e todos;
-          Usar uma pasta dentífrica com flúor;
-          Usar fio dental uma vez por dia.


 

            3.1.1. Escovagem dos dentes

            Uma boa escovagem de dentes começa pela escolha adequada de uma escova. Daí que é importante que esta possua algumas características, como:
            -    Ter o tamanho certo para a boca onde irão ser usadas.
            -  Ter os filamentos todos à mesma altura, de textura suave  e de pontas arredondadas
            -   Ser guardada com os pêlos virados para cima, para poder secar
            -   Estar sempre limpa
            -   Ser macia
-          Ser substituída pelo menos de três em três meses ou sempre que os seus filamentos se apresentem deformados.

A criança deve escovar os dentes da seguinte forma:
            -   Manter os dentes fechados e escová-los fazendo movimentos circulares no lado de fora dos dentes;
            -    Escovar a parte de dentro dos dentes com movimentos de vaivém
            -    A seguir a parte dos dentes que mastiga;
            -   E por último a língua, porque tal como nos dentes podem permanecer restos alimentares que irão estimular a produção de bactérias.
           
3.1.2. Como escolher um dentífrico

            Os dentífricos ajudam a limpar os dentes e a protegê-los da cárie. Existem vários tipos de dentífricos: às riscas, às cores, com esfoliantes... existem dentífricos para todos os gostos. Alguns controlam as doenças das gengivas e a formação do tártaro, outros provocam uma agradável sensação de frescura e branqueiam os dentes. Devemos escolhê-los com cuidado.
            Quase todos os dentífricos possuem flúor que torna o esmalte dos dentes mais resistente à cárie e ajuda a prevenir a formação de tártaro.

           

3.1.3.  Fio dental
           
A higiene oral deve ser completa com o uso do fio dental que irá limpar os lugares onde a escova não chega.
            Como usar?
            -   Cortar mais ou menos 40 cm de fio
            -   Enrolar uma ponta de fio em cada dedo
            -  Segurar a fita com a ponta dos dedos e introduzi-la delicadamente entre os dentes até que ela se encoste à gengiva
            -  Fazer movimentos de vaivém da gengiva para a ponta do dedo como se estivesse a raspar
            -  Desenrolar de um dos dedos mais um pedaço de fio e limpar o dente vizinho
            -  Repetir este procedimento em todos os dentes, principalmente nos do fundo da boca, porque estes são os mais atacados pelas cáries devido à dificuldade de escovagem.


            3.1.4. Bochecho com flúor

            O hábito de bochechar com flúor após a escovagem dentária é recomendado, pois o líquido penetra em regiões que não foram limpas pela dificuldade de acesso. O ideal é que o dentista recomende o produto adequado.


3.2. Alimentação

Uma alimentação adequada contribui de forma definitiva para uma boca saudável.
A nossa alimentação deve ser variada por forma a darmos ao organismo todos os elementos de que necessita para ser saudável.
A função dos dentes é a de triturar os alimentos e assim prepará-los para a sua digestão. Com o crescimento dos dentes, a alimentação das crianças vai-se alterando progressivamente.
Os alimentos açucarados , principalmente entre as refeições são os maiores causadores de cáries. Mas apesar do açúcar ser um dos grandes problemas da nossa alimentação, ele está presente na maior parte dos alimentos. Trata-se então de saber regular a ingestão  dos alimentos. Procure alimentos com baixo teor de açúcar e quando consumir alimentos muito açucarados, faça-o de preferência, às refeições principais, lavando bem os dentes de seguida.


 

4. Problemas mais frequentes nos dentes

4.1. Cárie

A cárie dentária surge quando o açúcar se junta às bactérias que existem nos dentes, por não serem lavados. A cárie ataca os dentes fazendo uma perfuração que não se vê, mas que se vai tornando cada vez mais funda até que os dentes começam a doer muito.

4.2. TÁRTARO

O tártaro surge quando os restos de alimentos não são retirados e se juntam com as bactérias da boca, formando uma camada nos dentes que com o tempo endurece.

4.3. Odontalgias

Considerada uma das mais desagradáveis, a dor de dentes é mais forte quanto mais profunda é a cárie.
Quando atinge a dentina sentimos dor ao comer doces e ao tomar líquidos gelados.
A dor só cessará quando o dentista identificar e tratar a sua causa. Por isso ao primeiro sinal de dor de dente, mesmo que ela seja leve deve-se procurar imediatamente o dentista.

4.4. Tratamento

            Para evitar todos estes problemas, devemos saber que:
-          O flúor protege os dentes;
-          Se tivermos problemas na boca, devemos procurar o dentista;
-          Evitar tirar os dentes porque não há terceira dentição;
-          Visitar o dentista regularmente.


5. Conclusão

            Hoje em dia, é cada vez maior a preocupação que todos  temos com a nossa saúde. Os cuidados diários que devemos ter com a boca não são complicados e devem ter início nos primeiros anos de vida, porque no que diz respeito à saúde oral nunca é cedo para iniciar a prevenção.
            Daí que nunca é demais relembrarmos alguns conselhos, principalmente direccionados às crianças, já que é importante que estas adquiram bons hábitos de higiene oral desde cedo, evitando assim os problemas dentários.
            Uma das principais ideias que pretendemos transmitir com este ensino é que
é essencial uma escovagem diária dos dentes após as refeições, o uso de uma pasta fluoretada e fio dental bem como uma alimentação adequada.




BIBLIOGRAFIA

A Cuide da sua Boca - Medicina e Saúde. Ano 4, N.º42, (Abril, 2001), p.54.

A Educação para a saúde: cuidar dos dentes é preocupar-se com a saúde - Boletim Informativo do Serviço de Enfermagem. N.º11, (Novembro/Dezembro de 1999).

A CALADO, Rui; NAVARRO, Maria Fernanda; COSTA, Maria Judite Bandeira - Programa de Saúde Oral em Saúde Escolar: 1ª fase de execução. Revista Portuguesa de Saúde Pública. Lisboa: Escola Nacional de Saúde Pública. Vol.7, N.º1, (Janeiro/Março, 1989), p. 25-34.

A RESENDE, Cristina; PEDROSO, Cristina - Rastreio da cárie dentária. Saúde Infantil. Coimbra: Norprint, Artes gráficas S.A. Vol.21, N.º2, (Setembro, 1999), p.43-52.


ÍNDICE


1-     INTRODUÇÃO .............................................................................4
2-     A DENTIÇÃO infantil ..............................................................5
3-     Regras de ouro para uma boa dentição ...................6
3.1- HIGIENE.......................................................................................6
3.1.1-   Escovagem dos dentes..........................................................7
3.1.2-   Como escolher um dentífrico................................................7
3.1.3-   Fio dental.................................................................................8
3.1.4-   Bochecho com flúor...............................................................8
3.2- ALIMENTAÇÃO............................................................................8
4-     PROBLEMAS MAIS FREQUENTES NOS DENTES .................10
4.1- CÁRIE ........................................................................................10
4.2- TÁRTARO ..................................................................................10
4.3- ODONTALGIAS .........................................................................10
4.4- TRATAMENTO ..........................................................................10
5- CONCLUSÃO ...............................................................................12

            BIBLIOGRAFIA.................................................................................13