1 - INTRODUÇÃO
Na qualidade de alunos do 4º Ano do 4º Curso de Licenciatura em Enfermagem foi-nos pedido a realização de um projecto de estágio a ser elaborado no âmbito do Ensino Clínico de Enfermagem Médico/Cirúrgica, no S.A.P./Serviço de Urgência do Hospital Cândido Figueiredo - Tondela.
Durante este estágio faremos horário roullement, integrados na equipa de enfermagem deste serviço.
São os objectivos gerais e em especial os por nós formulados que dirigirão a nossa actuação durante este ensino clínico.
Este projecto de estágio constitui uma projecção das actividades realizadas ao longo destas seis semanas.
Tendo em conta a natureza multidisciplinar do ser humano, sabemos que para se atingirem determinados fins, é necessário traçar determinados objectivos e desenvolver certas actividades para que as barreiras sejam transpostas, e os seus fins atingidos.
2 - CARACTERIZAÇÃO DO SERVIÇO
O S.A.P./ S.U. do Hospital Cândido de Figueiredo constitui uma unidade com espaço físico próprio, servido por clínicos gerais, mediante acordo com o Centro de Saúde de Tondela / Sub-Região de Viseu, e pelos médicos do Hospital, em regime que não prejudique o normal funcionamento das actividades assistenciais, e também dotado de funcionários, quer a nível administrativo, auxiliar de acção médica, apoio e vigilância, serviço social, quer a nível de enfermagem.
O S.A.P./ S.U. tem por objectivo a prestação de assistência médica, urgente ou emergente, com carácter permanente, a todos os utentes que dela necessitem. Está sobretudo vocacionado para atender as situações de urgência, isto é, aquelas nas quais um atraso no diagnóstico e na terapêutica pode acarretar risco ou prejuízo imediato para a vida dos doentes, e aquelas que lhe são referenciadas.
2.1 ÁREA DE INFLUÊNCIA
A área de influência do S.A.P./ S.U. do Hospital Cândido Figueiredo corresponde, para as valências médico–cirúrgicas existentes e no horário determinado, às zonas administrativas e população dos concelhos de Tondela, Carregal do Sal e Santa Comba Dão.
2.2 ÁREAS FUNCIONAIS
Salas de consulta- onde são feitas observações médicas e posteriormente encaminhadas para o domicilio, ou para a realização de exames complementares de diagnóstico, ou para a prestação de cuidados de enfermagem;
Sala de tratamentos- este serviço é constituído por uma sala de tratamentos com o intuito de tratar as pessoas feridas ou com infecções, lavagens gástricas, algaliações, clisteres de limpeza, administração de injectáveis, etc. As funções do enfermeiro incidem na prestação destes e outros cuidados aos utentes, além de supervisionar e verificar a existência de material e terapêutica necessária à boa funcionalidade do serviço.
Sala de reanimação- destina-se à prestação de cuidados mais diferenciados, emergentes e de curta duração, aos utentes que chegam a este serviço em estado critico com ou na eminência de compromisso de uma ou mais funções vitais.
Sala de Observação- dispõe de 4 camas e destina-se ao internamento de utentes que requerem uma vigilância mais atenta e continuada pelos médicos e enfermeiros da equipa, ou que necessitam de um curto internamento para se definir melhor a sua situação clinica. Os utentes que se encontram nesta área não podem exceder as 24 horas de internamento, sendo, posteriormente, transferidos para o respectivo serviço ou para outro Hospital, ou tendo alta clínica.
Urgência interna- O S.A.P./ S.U. presta apoio a todas as situações urgentes intercorrentes nos doentes internados, nos vários serviços, fora do horário dos médicos desses serviços.
3 - OBJECTIVOS E ACTIVIDADES A DESENVOLVER
A cada objectivo específico corresponderão diversas actividades a desenvolver. Porém, nenhum objectivo é realizado isoladamente, pelo que algumas actividades podem repetir-se em diferentes objectivos.
OBJECTIVOS | PLANO DE ACTIVIDADES |
1 - Conhecer a estrutura física e organizacional do Serviço de Urgência | ü Apresentação da estrutura física do Serviço realizada pela Enfermeira-Chefe – Enfermeira Manuela; ü Conhecimento das normas e critérios do Serviço, pelo diálogo com a Enfermeira-Chefe: o Objectivos do Serviço de Urgência; o Recursos e meios existentes; o Distribuição dos elementos da equipa multidisciplinar por turno; o O horário a realizar; o A forma adequada de fazer registos; o As actividades a realizar em cada turno; o Leitura de bibliografia cedida pela Enfermeira Manuela. |
2 - Integrar a equipa multidisciplinar do SAP/Urgência do HCF de Tondela | ü Apresentação à equipa do Serviço, efectuada pela Enfermeira Manuela; ü Estabelecimento de uma relação empática com todos os membros da equipa multidisciplinar; ü Colaboração com a equipa de Enfermagem e outros técnicos de saúde na prestação de cuidados; ü Demonstrar interesse, iniciativa, disponibilidade e responsabilidade na prestação de cuidados, para um processo ensino-aprendizagem eficaz; ü Esclarecimento de dúvidas e solicitar ajuda sempre que necessário; ü Realização de um horário de roullement; ü Trabalhar simultaneamente com um enfermeiro do serviço (Enfermeiro responsável), para que o processo ensino-aprendizagem seja eficaz. |
3 - Demonstrar qualidades humanas e competências profissionais | ü Saber ser, saber estar e saber fazer; ü Ter apresentação cuidada; ü Ter pontualidade e assiduidade; ü Comunicar de forma clara e objectiva; ü Demonstrar sentido crítico; ü Demonstrar disponibilidade e interesse na aprendizagem e receptividade aos ensinamentos dados pela equipa e pelo enfermeiro; ü Demonstrar assertividade nas decisões; ü Ter presentes os princípios éticos; ü Estabelecer uma relação empática com o doente e com a família; ü Identificar as necessidades afectadas; ü Planear os cuidados de forma organizada, estabelecendo prioridades. |
4 - Aprofundar e adquirir conhecimentos teórico-práticos | ü Saber observar o doente e estabelecer prioridades nos cuidados; ü Ser capaz de monitorizar o doente e interpretar os resultados apresentados pelo monitor; ü Conhecer as patologias mais frequentes, seus sinais e sintomas e os respectivos cuidados de enfermagem; ü Aprofundar conhecimentos acerca dos produtos farmacológicos mais utilizados em situações de urgência; ü Administrar, de forma correcta, os fármacos através de todos as vias de administração; ü Relacionar e utilizar os conhecimentos teóricos nas situações práticas; ü Conhecer os procedimentos em situações de emergência. |
5 - Admissão do doente no Serviço de Urgência | ü Acolher o doente de forma personalizada e empática; ü Mostrar disponibilidade e dar apoio psicológico ao doente e respectiva família; ü Esclarecer as dúvidas apresentadas pelo doente e família; ü Valorizar as queixas do doente; ü Informar sobre os meios técnicos existentes, de forma a diminuir a ansiedade; ü Informar a família sobre a situação do doente e regras do Serviço. |
6 - Prestar cuidados de Enfermagem ao doente de forma holística de acordo com as necessidades afectadas | ü Triagem
ü Serviço de Observação:
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7 - Realizar cuidados de Enfermagem em situações de emergência | ü Realizar a avaliação primária do doente: A – Vias aéreas e protecção da coluna cervical; B – Respiração / Movimentos respiratórios; C – Circulação e controlo da hemorragia; D – Exame neurológico sumário; E – Exposição. ü Vigiar sinais vitais; ü Cateterizar duas veias de bom calibre; ü Administrar terapêutica prescrita; ü Efectuar procedimentos invasivos (algaliação, entubação nasogástrica); ü Realizar ECG e identificar alterações do traçado electrocardiográfico (fibrilhação auricular, fibrilhação ventricular, taquicardia ventricular, bloqueios); ü Avaliar a Escala de Coma de Glasgow; ü Colaborar na realização de exames complementares de diagnóstico; ü Preparar o doente para a transferência e contactar Serviço de destino; ü Executar a múmia em caso de morte do doente; ü Efectuar os registos de todos os procedimentos realizados; ü Dar apoio e informação à família sobre o estado do doente. |
8 - Realizar actividades de acordo com as necessidades do serviço | ü Tornar a sala de espera de utentes acolhedora e com informação pertinente, com a realização de cartazes; ü Realizar um guia de acolhimento de modo a que o utente fique mais familiarizado com o serviço; ü Informar os profissionais de saúde sobre a Ergonomia em Enfermagem. |
9 - Efectuar registos de forma adequada | ü Efectuar registos de todos os cuidados de enfermagem; ü Aplicar o processo de enfermagem; ü Seleccionar a informação pertinente a registar e transmitir. |
10 - Preparar a alta do doente | ü Comunicar ao doente e família a alta do doente; ü Colaborar na alta do doente, realizando todos os procedimentos necessários; ü Redigir carta de enfermagem, se aplicável; ü Efectuar todos os ensinos, considerados pertinentes, ao doente. |
4 - CRONOGRAMA DE ACTIVIDADES | ||||||
Actividades a Desenvolver | 31/05 a 05/06 | 06/06 a 12/06 | 13/06 a 19/06 | 20/06 a 26/06 | 27/06 a 03/07 | 04/07 a 09/07 |
Poster – Cuidados com o Calor | ||||||
Poster-Intoxicações Alimentares | ||||||
Poster – Falsos conceitos sobre o álcool | ||||||
Manual de termos técnicos de enfermagem | ||||||
Sessão de Formação em Serviço – Ergonomia para Enfermeiros |